Com os vários incentivos do governo, as famílias ganhando mais, o desejo de ser ter um carro próprio pela população é cada vez maior. O crescente número de carros vendidos pelas montadoras é uma prova deste fenômeno no Brasil, onde a frota só aumenta a taxas altíssimas.
Se você também quer entrar na onda deste crescimento do Brasil e comprar um carro, deve optar por comprar o carro à vista, ou financiado. Atualmente no Brasil, de cada 6 carros, 10 carros são vendidos financiados. É claro que a opção de compra do carro à vista será a mais barata, mas todos nós sabemos que nem sempre é possível, e por diversas razões. Se você é do grupo que quer comprar um carro financiado, este é o lugar certo, pois você entenderá muito mais de como financiar um carro, seja ele novo ou usado.
Atualmente existem duas formas de financiar um carro, que são:
CDC - Crédito direto ao consumidor
Nesta modalidade, o você paga as parcelas ao banco e o carro fica em nome dele. Só quando você terminar de pagar o carro que ele será transferido para seu nome. O CDC é bastante flexível, pois você pode adiantar as parcelas e também pode transferir a dívida do carro para outra pessoa sem problemas.
Leasing
O carro deste o primeiro instante fica em seu nome, porém com uma nota dizendo que o carro está sob arrendamento do Banco. Nesta modalidade você só pode transferir o carro para outra pessoa depois de quitado (lembrando que não é nem um pouco recomendado você vender o carro e deixar a dívida em seu nome). O Leasing é menos flexível mas costuma ser mais barato que o CDC.
Independente do modo de financiamento que você escolher, se deixar de pagar o carro, em ambos os casos o carro é tomado pelo Banco. Portanto é bom ficar muito atento, pois o prejuízo que ocorre com um carro que é tomado pelo banco é enorme para a pessoa. Quando o carro é tomado, ele vai para leilão e é vendido a preços abaixo de mercado para outras pessoas e mesmo tendo o carro tomado pelo banco, pode acontecer de você continuar devendo para o banco. Então na hora de financiar o carro, deve-se planejar muito bem se você consegue arcar com as prestações.
Na hora de comprar o carro
Para o vendedor, tanto faz se você vai comprar o carro à vista ou financiado. Por isso tente pedir para o vendedor da loja o máximo de descontos possíveis. Lembrando que os bancos não financiam carros antigos, normalmente carros com mais de 6 anos de uso os bancos costumam recusar financiamento.
Depois de negociar e com o preço do carro na mão, você deve ir até a agência bancária em que você tem conta, ou ligar para o gerente de sua conta informado que você vai comprar um carro financiado. Ele irá perguntar o preço do carro, o ano, montadora, modelo e como você deseja o financiamento. Depois disto ele informará se foi ou não aprovado o financiamento do carro. Normalmente o carro deve ter uma entrada de 20% para carros novos e 30% para carros usados e o prazo máximo de financiamento é de 72 meses.
Após isso, você deve pagar a entrada do carro, e vai faturar o restante em nome do banco. Depois disto o banco fará o depósito do valor em nome da loja - normalmente em um dia. Se o carro estiver em estoque, depois de 3 ou 4 dias para a preparação do documento e do carro, você poderá buscá-lo.
Planeja o financiamento do carro
Antes de sair comprando, você deve analisar com muita frieza se pode ou não pagar o carro. Para isso, pegue o seu salário e suas despesas e coloque tudo no papel, veja quanto você gasta fixamente por mês, os gastos eventuais, as dívidas já contraídas e analise com muito cuidado se irá sobrar dinheiro suficiente para pagar as parcelas. Lembrando que é muito recomendado por várias especialistas que sua renda não seja comprometida em mais de 30% com financiamentos.
Na internet existem vários simuladores de quanto irá custar um carro financiado. Neles você pode escolher o valor da entrada, o número de parcelas e deste jeito, você conseguirá achar a melhor forma de como financiar um carro.
Segue alguns links destes simuladores:
E você, já financiou algum carro?
Unknown
domingo, 29 de junho de 2014
Postagens Relacionadas